Em tempos de multiplicidade de marcas e produtos disponíveis no mercado, de fácil acesso à tecnologia e de integrações sociais que fizeram do consumidor um verdadeiro crítico de tudo o que compra, transformar essa pessoa em um cliente fiel a sua marca é uma das maiores conquistas que uma empresa pode ter e esta conquista vai lhe trazer diversos benefícios como estes:
Aumento nas vendas
Clientes fidelizados, além de comprar com maior frequência em uma mesma empresa estão dispostos a pagar mais caro – ou seja, além de aumentar a sua taxa de conversão, a fidelização também aumenta o valor do seu ticket médio. Isso porque mais do que procurar produtos e serviços de qualidade, o consumidor quer fazer negócio com empresas que atendam às suas necessidades e o tratem de forma especial, diferenciada.
Diminui custos
Segundo Philip Kotler, um dos maiores teóricos em administração e marketing da atualidade, conquistar novos consumidores custa ao bolso da empresa de 5 a 7 vezes mais do que manter satisfeitos aqueles que já são fiéis ao catálogo da empresa. Toda empresa precisa realizar ações de marketing para levar pessoas a comprarem seus produtos e o custo para fazer os clientes satisfeitos voltarem a comprar é 5 a 7 vezes menor do que o custo para trazer um cliente novo.
Clientes fiéis são uma propaganda gratuita
Um dos fenômenos mais interessantes da fidelização de clientes é que eles transmitem a ideia de sua marca e atuam como catequizadores de outros clientes. Assim, sua empresa ganha novos adeptos e simpatizantes, que logo se converterão em outros clientes. E o melhor: sem custo algum para a empresa.
Feedback Qualificado
Se algum cliente fidelizado de sua empresa faz algum tipo de reclamação, ouça e considere. Eles são os melhores indicativos de como andam seus produtos e serviços e seu atendimento, pois querem ver seu problema resolvido e acreditam na marca e na empresa. Outra grande vantagem é que a questão levantada por eles pode ser objeto de insatisfação de outras pessoas também, o que significa que você resolverá de uma só vez o problema de várias pessoas.
Em contrapartida, os clientes não fidelizados simplesmente deixam de comprar e abandonam sua empresa ao primeiro sinal de falha. É estatística: segundo Kotler, 95% dos clientes insatisfeitos não reclamam, apenas deixam de comprar seus produtos e serviços.
Barreira para concorrência
Uma empresa que consegue fidelizar seus clientes, dificilmente vai perder mercado rápido para seus concorrentes. Uma empresa que não fideliza seus clientes pode rapidamente perder todos os seus clientes se uma nova empresa começar a competir pelo mesmo mercado. Portanto, qualquer empresa, que tenha planos de continuar no mercado por muitos e muitos anos, deve começar a investir na fidelização de seus clientes.