O brasileiro Vitor Epiphanio, de 18 anos é um exemplo claro de um cliente fiel. Ele foi a primeira pessoa no mundo a comprar o iPhone 6S. Vítor estava em um intercâmbio em Sidney, na Austrália e ficou acampado 4 dias na fila para comprar o novo smartphone da Apple.
Em uma entrevista, Vítor contou que teve que enfrentar até a polícia para permanecer acampado na porta da loja. “A gente não poderia armar a barraca na calçada, mas estava chovendo muito. Os policiais chegaram e queriam nos tirar dali, o que ia atrapalhar muito, já que ficaríamos na chuva. Por fim, eles conversaram com os gerentes da loja e nos deixaram continuar no local”, explicou Vitor.
Assim como Vítor, a Apple tem criado milhares de clientes fiéis que fazem de tudo para ter um produto da marca. Desde o início da Apple, Steve Jobs, criou estratégias que são exemplos de como fidelizar os clientes e hoje vou compartilhar uma destas estratégias.
Quando a Apple lançou o iMac em 1998 ela afirmava que estava lançando o computador que era o “futuro do desktop” e em suas ações publicitárias, ela fazia questão de mostrar que o iMac era diferenciado por diversos motivos. Eles diziam que era um equipamento que podia ser carregado de um lado a outro com ajuda de alças plásticas. Tinha diversos componentes reduzidos como a placa-mãe, chip e memória e não era cinza e sem vida como os demais.
O iMac então foi lançado e devolveu à Apple o gosto do sucesso, depois de anos de queda. Certamente os produtos da Apple são muito bons, mas a Apple sempre fez questão de mostrar ao mundo o que eu chamo de 5 fatores que torna um cliente fiel e hoje vou compartilhar um destes fatores que eu chamo de sensação de pertencimento: A Apple mostra aos clientes que eles pertencem a um grupo vip que tem a oportunidade de usar os melhores equipamentos do mundo. Os clientes absorvem bem esta ideia e realmente se sentem privilegiados a ponto de passar dias numa fila.
A sensação de pertencer a um grupo vip, faz com que esses clientes, não mudem com facilidade para a concorrência e torna o cliente bem fiel à marca e ao produto.
É obvio que não é apenas uma ação como esta que torna clientes como o Vitor fiel, mas qualquer empresa que deseje fidelizar seus clientes, antes de tudo, deve ter um produto que o seu cliente considere muito bom e em seguida deve mostrar aos clientes que eles são privilegiados ao consumir seu produto. Deve passar esta sensação de pertencimento.
Faça uma lista de todos os diferenciais do seu produto, explore estes benefícios em suas ações publicitárias e ajude o cliente a entender que ele está comprando o melhor produto do mercado e isso faz dele um cliente privilegiado. Se você conseguir transmitir isso aos seus clientes terá dado um grande passo para ter um cliente fiel.
Este é um dos 5 fatores da fidelização. Em breve vou compartilhar os outros 4 fatores. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos para que as empresas brasileiras possam melhorar suas estratégias e fidelizar seus clientes.